domingo, outubro 26, 2008

Quatro espinhos para se defender do mundo

Outro dia estava me dando conta da fragilidade do ser humano em relação a tudo na vida. Parece complexo, filosófico, mas é tão fácil de entender: Imagine-se dentro de um avião, voando entre as nuvens, a quilômetros de distância do solo. Você olha para baixo e não vê nada além de pontinhos. E esses pontinhos são árvores, arranha-céus. O ser humano é invisível, visto do alto.


Acho que essa é a melhor imagem para expressar a insignificância de uma só pessoa. Se você sobrevoa um deserto, por exemplo, você vê um infinito cor-de-areia e só. Se houver uma pessoa lá, agitando os braços e gritando, não vai passar de um pequeno grão de areia, visto bem do alto, acima das nuvens. Agora, imagine só se, ao invés de uma só pessoinha, exista um batalhão de nômades se deslocando no meio do deserto. Um pontinho no meio do nada é totalmente invisível. Porém, milhares de pontinhos no meio do nada representam a força que pode criar uma nova visão do mundo.


A rosa do Pequeno Príncipe, do livro do Antoine de Saint-Exupéry, tinha apenas quatro pequenos espinhos para se defender do mundo e, por isso, o Pequeno Príncipe precisou voltar. Porque sentia-se responsável por ela. Porque qualquer coisa além dos quatro pequenos espinhos já seria de grande valia.


Sei que há determinadas coisas que não deveriam entrar em discussão, porque, em geral, são controversas. Religião, time de futebol, política. Mas, independentemente disso (e sem entrar no mérito de voto certo ou voto errado, apesar de ter mil convicções ideológicas), acredito que seja importante a união da sociedade por um futuro melhor para si. Lógico que a pessoa que a sociedade vai eleger é o alicerce, mas o tijolinho que vai fazer com que a edificação se equilibre é cada cidadão (ah, vá, eu não sou engenheira, mas acho que deu pra entender). Uma vez que o alicerce é escolhido com cuidado, que se possa garantir que a base para a construção é boa e que cada tijolinho una-se a outro por um bem comum, as coisas têm tudo para dar certo.


É aquela história. Quatro pequenos espinhos são pouca coisa para se defender do mundo. Mas quatro espinhos, com mais quatro espinhos, com mais quatro espinhos... O mundo fica bem mais fácil de ser encarado.


Be yourselves!
=)

8 comentários:

vitor Marques disse...

gostei do blog e tb vi que vc e flamenguista
xd
é isso ae


visita la
http://hits-music.blogspot.com/

Euzer Lopes disse...

Às vezes nos damos uma importância que o universo sabe que não temos.
Isso é errado? De forma alguma.
Nossas atitudes podem, sim, fazer com que nos tornamos mais fortes, mais espinhudos. E o bem que fazemos agrega espinhos à nossa existência. Que nos protegerão.
É assim... Como você escreveu em seu texto.

Luiiii disse...

a união faz a força.
Gostei do texto.
Bom de se ler..
E o blog muito bem organizado ;)

http://ideiasquetenho.blogspot.com

Dani Souza disse...

Oii..vim no seu blog atraves do orkut...e pelo visto lerei muito mais posts porq adooor blogs reflexivos assim!

parabens, vc escreve muito bem e sobre temas que penso muito, imaginando pensar sozinha!

Beijus

Chris Marques disse...

Nós sempre com essa mania de achar que somos o centro do universo... no fim das contas, somos todos poeira...

Anônimo disse...

Tinha que ter um defeito: FLAMENGUISTA!
euoehoueoueh

Brincadeiras a parte gostei muito do teu blog
Parabéns

www.blogdohugo.com

arash gitzcam disse...

Imagino o ser humano dentro do avião um ser bem mais frágil até mesmo do que o que está lá embaixo, afinal de contas o avião pesa quase uma tonelada e quem convenceu o pontinho de que ele pode voar mesmo?

Chimia Man disse...

Isso é instinto humano , infelizmente!
Ótimo texto!