domingo, outubro 19, 2008

Where there's a will...

Não sei bem qual filósofo (eu acho que foi Lacan) dizia que qualquer desejo que tenha o ser humano é uma fantasia. A seu turno, qualquer fantasia deve ser algo irreal, pois a partir do momento que a desejo é alcançado, não é mais desejo (e, por conseguinte, também deixa de ser fantasia): É pura e simplesmente a realidade. Por esse prisma, meu desejo, quando criança, de um dia ser paquita era fantasia e estava predestinado a sê-lo para sempre, pois é uma realidade que jamais seria alçada. O desejo, então, deve ter seu objeto sempre ausente, a fantasia é uma forma de vislumbrar o impossível.


Parece até que eu sou uma exímia conhecedora de filosofia, mas -pasmem!- eu odiava filosofia quando estava na faculdade e acho que só não levei esse sentimento adiante porque tive a felicidade de só ter um período de ensino filosófico, o que já foi demais para minha mente naturalmente perturbada: Não gostei da idéia de ter alguém que diga que sempre há um motivo para as coisas serem e acontecerem do jeito que são e acontecem. Nunca me agradou esse lance de busca pela razão de ser: Mais fácil compreender que é e ponto final.


Por um lado, acho que a idéia desse filósofo tem nexo, seu "quê" de verdade. Porém, por outro lado, penso que é só mais uma forma besta de encontrar um motivo para que não consigamos tornar reais determinados sonhos. Assim, "você não alcançou seu desejo, que pena, mas olha só: o desejo, para ser desejo, precisa ser inalcançável. Não fique triste, você é filosoficamente humano". Grande contentamento.


É sempre mais fácil encontrar uma explicação (viável ou não) para os desenganos do que admití-los. É mais fácil crer que a fantasia sempre será irreal do que crer que, por algum motivo, aquilo que tanto se deseja não vai se concretizar. Cair na real é difícil mesmo: Dói, traz frustração e um baita vazio. Mas, dizem por aí, que a cada obstáculo, há um aprendizado. E que sempre há algo melhor reservado a quem merece.


Ainda que seja uma forma de consolo como a filosofia de Lacan (supondo que tenha sido ele mesmo), é mais razoável crer que houve sim o fracasso na busca de um desejo do que atribuir ao destino tal fracasso, uma vez que o desejo seria predestinado a ser fantasia ad eternum. Fracassou: Sofra, chore. A marca vai ficar, a cicatriz por vezes é perpétua, mas, ao menos, houve a busca pela Terra do Nunca. Pior seria acreditar desde o início que era apenas fantasia. Só é realmente feliz quem sonha e busca tornar real tal sonho.


"... Viver profundamente e sugar a essência da vida (...) e não, ao morrer, descobrir que não havia vivido."



5 comentários:

Mar e Vics disse...

Eu descobri que adoro seus posts! Vc pensa em algumas coisas de maneira muito parecida a que eu penso - inclusve o post anterior, com o qual eu me identifiquei totalmente!

Ah, eu adoro filosofia, mas acho que não é desculpa para se acomodar ao invés de ir atrás do que quer. Cair é inevitável, mas passar a vida assistindo é bem pior.


*Vou colocar nos meus favoritos, viu?
Bjs

Luis Filipe disse...

seu blog é muito legal
eu gosto muitode filosofia
e as vezes é bom falar com quem tambem goste

YagoMurakami disse...

não sou muito de filosifia não, provavelmente se tivesse tal materia sentira o mesmo que todos, ódio por ela, mas algumas frases muito filosoficas que concordo e aimiro:
fazendo merd* que se aduba a vida, e a vida é muito séria para ser levada a sério!
abraços!

http://wallnosekai.blogspot.com/

Unknown disse...

Concordo que só é realmente feliz que sonha e quem busca, pois é nessa busca (nesse dia-a-dia) que a felicidade vai se construindo e nós, muitas vezes, nem percebemos. E dá-lhe MENGO!

Belo texto. Parabéns.

http://escondidin.blogspot.com/

Antonoly Maia disse...

O importante, em qualquer coisa que se proponha a fazer na vida, é procurar fazer de forma objetiva, com os pés no chão, sempre.

Beijos!