sábado, novembro 01, 2008

Promessas íntimas

Ontem teve (mais) um pautão de audiências da empresa que represento. Para quem não sabe, em um dia de pautão, a gente senta numa cadeira, com um juiz e não sai. E isso vai de 10 horas da manhã às 18 horas da noite. São várias audiências durante o dia inteiro. A gente só fica vendo os clientes que acionaram a empresa entrarem, sentarem, fazerem a audiência e saírem para dar lugar a outros clientes. Quase uma modalidade de revezamento olímpico.


Como represento uma empresa, tenho que ir à audiência acompanhada de um funcionário do jurídico da empresa. Mais freqüentemente do que se pode imaginar, somos ofendidos. As pessoas adoram nos xingar, debochar de nós, gritar conosco. Se eu entendesse de psicologia, podia jurar que era a maneira da pessoa descarregar todo o ódio que tem da empresa, apesar de tal desacarrego acontecer nas pessoas erradas. Não temos culpa dos erros da empresa, só estamos ali representando. Mas quem representa, é de fato. Ao menos é o que devem pensar.


Enfim. Eu costumava me estressar quando acontecia alguma coisa desse tipo. Entendam: Já teve advogado que ameaçou me bater. Eu acabei adquirindo uma postura defensiva que me fazia me aborrecer e elevar meu tom de voz (já altamente sonoro) ao leve sinal de que uma dessas ofensas poderiam acontecer. Só não recebia queixas porque até meu estresse é extremamente profissional: Aborrecia-me dentro dos limites, afinal, eu estava em uma audiência, de frente para um juiz e deveria manter uma determinada postura. Segundo um juiz, eu simplesmente sou uma advogada combativa e que veste a camisa da empresa. Um jeito mais delicado de me chamar de estressada, acho.


Por isso, eu decidi mudar um pouco esse meu jeito. Resolvi, depois de conversar com uma pessoa, que eu passaria a contar até 10 antes de me aborrecer. Logo no primeiro dia que decidi fazer isso, uma advogada disse que eu estava sendo extremamente estúpida em uma audiência. Eu tinha uma resposta pronta para ela, na ponta da língua. Mas contei até 10, me segurei, fechei os olhos e não falei mais nada até o fim da audiência. Saí tão irritada da audiência que dei um soco na parede e fiquei reclamando daquilo infinitamente. Reprimir meus instintos me fez um mal danado. O mau-humor se instalou em mim o resto do dia. Mas passou, como tudo passa.


Ontem, no pautão, prometi que nada me tiraria do sério. Uma das primeiras audiências que fiz foi de uma senhora que mentia descaradamente e eu não me alterei. No meio do dia, uma advogada veio pedir para eu adiantar a realização da audiência dele, que seria três horas depois. Eu disse que não podia, senão atrasaria outras várias pessoas com audiências marcadas na frente da dela. Ela disse que eu era a cara da empresa, que nunca facilitava nada e que estava "me achando demais". Eu não respondi. Eu estava transcedentalmente abstraindo todas as coisas que me fariam responder mal educadamente.


Eis que estou em uma audiência em que o cliente foi incluso nos cadastros de restrição ao crédito por não ter pago uma certa fatura. Ele dizia que tinha recebido 2 faturas no mesmo mês e que optou por pagar somente uma. Seria o correto. Mas o que havia ocorrido é que, no meio do mês, ele havia pedido para migrar de um determinado plano para outro. Ou seja, uma fatura daquele mês veio referente ao período até a migração e outra, referente ao período da migração até o final do mês. Nada mais justo.


Expliquei isso e o advogado do cliente disse que eu era uma mentirosa. Meu sangue começou a ferver, mas eu mantive minha calma. Ele disse que isso era só mais uma forma de enganar os clientes e que eu estava sendo cúmplice nessa farsa. E eu continuei mantendo a calma. Eu pedi para que o cliente, então, mostrasse as faturas para a juíza. Nas próprias faturas havia a menção de que uma se referia do dia 1 ao dia 14 daquele mês e a outra, do dia 15 ao dia 30 do mesmo mês. O advogado, então, segurou as faturas, olhou para mim e disse, gritando, que não iria apresentar nada.


Discutimos, ele dizia que a empresa deveria provar o que estava alegando, eu dizia que a empresa só era obrigada a provar aquilo que a parte autora não tem condições de provar. Uma vez que as provas estavam ali, na mão dele, não havia motivo para a empresa fazer a prova. Ele gritava, dizia que eu era mentirosa, burra, mil coisas. Até que contar até 10 deixou de ser suficiente. Eu elevei minha voz, bati com a mão na mesa, e disse que ele estava omitindo provas, agindo de má-fé, e requeri a Juíza que o obrigasse a apresentar as faturas.


Ela determinou. Ele jogou as faturas na mesa, quase caíram no meu colo. Recuperei a calma e mostrei que as faturas diziam exatamente o que eu havia explicado. Não satisfeito, o advogado disse que tinha várias ações contra a empresa e que ganhava dinheiro em todas. Eu respondi dizendo que isso só mostrava a intenção dele de lucrar, não de resolver o problema. Um modo delicado de chamá-lo de picareta.


Resultado? Lógico que ele perdeu. Azar do cliente, que contratou um advogado destemperado. Eu também perdi, porque acabei descumprindo com a promessa que tinha feito a mim mesma. Mas se, por menos, eu me reprimi e, logo após, dei um soco na parede, imagina só se eu tivesse me reprimido dessa vez?




P.S.1: A promessa continua de pé. Estou fazendo o meu possível, palavra.

P.S.2: Engraçado como, pela primeira vez desde que terminei meu relacionamento, há 3 meses, eu estou me sentindo bem. E não é bem de "vida que segue", não. É bem de muito bem mesmo. Estou me sentindo mais feliz, mais agradável, mais realizada, mais livre, mais interessante de se conviver e muito mais bonita. Nunca pensei que algo desse tipo pudesse me fazer tão bem! Meu ego não pára de agradecer.

P.S.3: Tá, eu sei que está enoooorme o texto. Mas se você chegou aqui e leu tudo, você viu que eu precisava contar minuciosamente para ser bem compreendida...

=]

10 comentários:

Marco Antonio Araujo disse...

Ah mas eu queria ser mais paciente, também. Mas parece que as pessoas gostam quando perco a calma, porque só perco a calma e mantenho a postura. Só eu que não gosto, não me sinto sereno.

E quanto àquele comentário seu em meu blog. Foi coisa passageira, sabe? Pensamentos que pairavam em minha cabeça no momento me levaram a escrever aquilo. As flores ainda estão no jardim...

P. Florindo disse...

Eu não consigo manter a paciência diante de erros e injustiças e ter que reprimir. Quando eu conto de um a dez, eu conto um... dez...

Bom, mas se essa é a sua profissão, o negócio é reprimir toda a raiva. Não demonstrar raiva e nem retrucar, deixa a outra pessoa com muito mais raiva.

Luiiii disse...

Eu li..
As vezes é dificil controlar mesmo. as vezes você pensa em se policiar e se conter nao falar certas coisas pra certas pessoas.. ainda mais em serviço.. ahahaaaa mas as vezes BEM você falar umas e ainda mais com razão. Ainda bem que ganhou o caso.

e obrigado pelo post no meu blog.
serio mesmo =)

Anônimo disse...

tem vx q a gente tem q ter paciencia por mais que seje dificil...mas parabens pelo seu autodominio e pelo ganho do caso...

vitor Marques disse...

hehe flamenguista
aceita parceria com o meu blog
http://fla-net.blogspot.com/

se aceitar add nosso link ou banner em seu blog depois nos avise que imediatemente colocaremos o seu link no nosso

Loran disse...

Paciência hoje em dia falta a quase todos nos, e ver alguem se segurar assim é raro, parabêns pq eu no seu lugar ja teria explodido e estaria na lua a uma hora dessa...

Anônimo disse...

Eu sou uma pessoa paciente, mas não aconselho a pessoas que já estouradas por natureza a reprimir o que sentem...
O stress tem que ser estravazado na hora certa, senão a gente acaba descarregando em pessoas que não tem nada a ver com a situação...
Bjo!!

Leandro Merlllin disse...

Paciência ainda não é uma das minhas virtudes, embora eu tenha aprendido muito com as últimas experiências.

Talvez seja mais prudente você manter a calma, analisar a situação e fazer de tudo para não explodir com tudo e com todos pro inferno. . .

Parabéns pelo blog
Beijos!
Leandro Merlllin
http://www.baladadocachorrolouco.blogspot.com/

Ane disse...

Humm... Talvez, depois de tantas desilusões eu queria experimentar "o que vêm de fora"!!..rsss... Mas, como botei no fim do texto, coisas da minha imaginação! Não quero ser diplomata nem trabalhar na ONU,hehe...

Abraços e obrigada pela visita!

Kacau disse...

Numa situação como a sua eu até entendo sua posição.Mas tem hora que não tem jeito, a gente explode mesmo

http://messnatural.blogspot.com/