domingo, março 07, 2010

Nua e crua.

Tem verdades que a gente não assume. Seja por vergonha, seja pra não demonstrar fraqueza, seja porque caiu no esquecimento, seja por não ser uma verdade tão absoluta... O fato é que tem coisas que a gente não conta.


E eu, logo eu, que me digo tão franca, tão transparente, acabei vendo que faço a fortaleza para o mundo quando, na verdade, sou uma ilha perdida e solitária. Não que eu não seja de fato o tipo de pessoa que mata no peito as patadas que levar. Mas, algumas vezes, a patada é tão repentina e tem uma força tão esmagadora, que não dá nem tempo de pensar em matar no peito: Quando você percebe, já voou longe. E dói. Como dói.


E eu já levei patadas. Já levei altas patadas. Já mandei pastar depois de levar patada. Mas também já disse "eu te amo", mesmo depois de uma patada. E são essas coisas que a gente esconde.


Eu já perdi pessoas por dizer "eu te amo". Eu já perdi pessoas e disse "eu te amo" mesmo após perder. Eu já perdi pessoas por não dizer "eu te amo". Eu já implorei por um "eu te amo". E isso eu jamais imaginei fazer.


Eu já corri atrás, muitas vezes. Eu já quis desistir e não consegui. Eu já pedi pra desistirem de mim. Eu já fiz a filha da mãe para desistirem de mim. Eu já magoei e isso é o maior arrependimento que tenho.


Eu também já fui magoada, muitas vezes. Quem nunca foi? Eu já chorei dias e noites. Eu já acordei chorando, fui trabalhar chorando, voltei pra casa chorando. Eu já sofri. Mas, antes de sofrer tanto, já fiz pessoas sofrerem pela minha indiferença. Só depois percebi o quanto a indiferença dói. E tem gente que ainda não acredita em castigo divino...


Eu já amei. Já fui amada. Já amei sem ser amada e já fui amada sem amar. A gente não escolhe essas coisas. Eu já pedi para ser amada e levei um não. Minto: Eu já levei muitos "nãos". A maioria não me deixou muito abatida, mas os que me abateram, me abateram de jeito. Deixaram marcas.


Eu tenho cicatrizes. Acho que todo mudo tem. É como aquela cicatriz por cair de cima do muro: A gente aprende que não é pra subir ali. Aprende? Mentira! Quantas vezes você caiu da bicicleta e continuou pedalando? Penso que temos uma mania cruel de desafiarmos os sinais que a vida nos dá. A gente pega um caminho cheio de pedras, tropeça e cai. Era pra aprendermos a nos levantar e pegarmos outro caminho. Mas ao pegar outro caminho, a gente acaba escolhendo outro, também cheio de pedras, pensando que, dessa vez você sabe por onde andar e não vai tropeçar. Mas as pedras estão no meio do caminho, no meio do caminho estão as pedras: Uma hora ou outra -tum!- você vai cair. A gente precisava aprender a pegar aquele caminho sem pedras. Mas nosso instinto desafiador quer pegar mais um caminho com pedras e provar que é possível sair imune aos trancos e barrancos. Que Deus nos ajude.


E eu estou sempre escolhendo o caminho mais difícil. Eu faço escolhas erradas e percebo tarde demais. Entre dois caminhos, inconscientemente eu já escolho o mais difícil. E acabo tropeçando, caindo de joelhos, chorando e saindo toda cheia de marcas. A dor acaba passando, mas as marcas ficam ali. E quando escolho, de novo, o caminho cheio de pedras e (de novo), caio, olhos pras marcas do primeiro tombo e me acho estúpida: "Você não aprendeu nada?". Não. Minhas escolhas geralmente são erradas.


Pareço conformada, mas não sou. Estou escrevendo pra desabafar, pra mostrar pro mundo que sei admitir que sou fraca. Pra mostrar pro mundo o quão desonesta eu sou quando faço a fortaleza impenetrável quando, no fundo, eu precisava mesmo de um porto seguro. Eu não sou conformada. Eu não quero mais errar, eu não quero mais pedras, eu não quero mais tombos, eu não quero mais cicatrizes. Basta.


Mas também não vou correr atrás de me redimir comigo mesma de uma vez só. Não quero sorver mudanças de uma talagada única. Quero paz, quero sossego. E o que vier, que venha para o meu bem. Sem preocupações com o futuro, sem sofrimento antecipado. Hoje eu só quero que o dia termine bem.


;)



- Escrevi muito, néam? Eu precisava. Nem precisa ler tudo não. Só precisava escrever. Escrever sempre lavou minha alma. -

5 comentários:

Dexter Douglas disse...

Dizem que o nosso coração é o farol nesse oceano de atribulações chamado vida ...
 
Mas infelizmente o nosso coração é cego ...
 
Navegar o oceano às cegas é uma tarefa árdua e são poucos os que não se machucam ...
 
Navegar é preciso...Navegar é preciso...
 
Bjss

Prof Raphael disse...

Como Sempre Chris seus textos claros tocam no fundo da minha alma.
Acho incrível como consegue passar os sentimentos para palavras com uma facilidade de entendimento!

Lendo o texto me lembrei do que uma antiga frase de minha avó..."Forte é o homem que reconhece suas fraquezas "

Mil bjsss e um parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!

P.s: A humanidade precisa de mulheres que colocam seus pensamentos e lutas sem medo de ser feliz, assim como vc faz!

Débora F. disse...

Eu JURAVA que você era daquelas mulheres fortes que tão sempre bem resolvidas e nunca demonstram fraqueza qualquer!
Quando vi seu tweet dizendo que tava chorando me deu uma coisa, porque é tão ruim saber que tem alguém chorando e não poder fazer nada pra ajudar.
Você já falou de vazio, por não amar ninguém, mas seu texto tem um quê de quem ama também... Sem especulações, só minha impressão.
Ademais, está LINDO. Perfeito mesmo.
Não sabia direito o que comentar porque o texto já diz tudo. E sim, eu li até o final. Que bom que lavou sua alma.
Dias melhores pra sempre!
beijo.

Anônimo disse...

Triste em ver vc assim. Love is a bitch, indeed. Toda hora surgem decepções. Mas uma hora a gente acerta e acha A pessoa.

Keep walking! ;)

Bjao

Unknown disse...

Muito legal o seu texto mas eu queria fazer umas considerações, se é que posso x-)

Todo mundo tropeça, todo mundo cai e quase todo mundo levanta e tenta de novo e de novo... e de novo.

Eu tava aqui pensando e esse lance de amor é como uma pessoa que resolve brincar de tiro ao alvo. No início vc, na maioria das vezes, passa muito longe do alvo, com o tempo, com a experiência e depois de diversas tentativas vc vai chegando mais perto, começa a acertar em volta, às vezes mais perto, outras mais longe... mas o ponto central mesmo, aquele que vale muito, o alvo central, que vale mais... vc acerta muito poucas vezes, ou uma vez só... às vezes num "lance de sorte".

Se a gente não passa por pessoas "erradas", se a gente não erra o alvo... não vai vivenciar com plenitude a alegria de acertar o alvo em cheio, de encontrar a pessoa certa, de conhecer alguém que valha a pena... e uma hora a gente acerta!

Quanto ao você ser fraca... eu descordo. Momentos de cansaço, desanimo e fraqueza não fazem de você fraca... é só o seu lado "menina carente" que você não gosta muito de demonstrar ;-) Mas eu não consigo ver uma mulher inteligente, independente, trabalhadora, divertida, sensual, charmosa... como fraca. Eu vejo vc como um mulherão e to falando no sentido mais amplo da palavra.


Os problemas passam, as carências também, novos amores surgem, novas amizades se juntam as antigas e ajudam esses momentos a passar... enquanto não passa liga, manda um sinal de fumaça, entra no msn... bate um papo... é bom desabafar, eu também gosto de escrever pra desabafar e como você pode perceber eu também escrevo demais... bom precisando é só chamar. Beijos, Léo.