terça-feira, setembro 23, 2008

Indiferença involuntária

Não sei se já comentei por aqui, mas tenho uma memória curtíssima. Não venham psicólogos dizer que tenho "memória seletiva", tenho é falta de memória mesmo. Perda de memória recente.


Aliás, esse lance de memória é engraçado. Minto: A mente humana é engraçada. Sou capaz de lembrar a reclamação de alguém feita numa audiência que fiz há meses atrás só pelo nome da pessoa, mas não sou capaz de reconhecê-la se estiver cara a cara com ela. E isso aconteceu hoje.


Estava esperando minha audiência e veio uma senhora falar comigo. A primeira coisa que ela disse foi "Desculpa". Uma vez que eu não a reconheci, fiz cara de paisagem e não falei nada. Acho que ela entendeu que "quem cala, consente" e que eu havia aceito o pedido de desculpa e começou a se explicar: Disse que "no dia da audiência ela estava nervosa porque a filha dela tava doente, sozinha com a mãe dela,uma senhora idosa" e blá blá blá. Aí que caiu a ficha: Provavelmente ela fez audiência comigo e foi mais uma das clientes que entram com ação contra a empresa que represento que já vão para a audiência com ódio no coração, querendo matar a bucha da advogada. Porém, como eu não havia reconhecido a mesma, eu simplesmente fui involuntariamente indiferente a tudo o que ela dizia.


No início confesso que pensei "Não lembro dela, mas dane-se: Se ela me maltratou a toa, merece essa minha indiferença involuntária". Mas depois fiquei pensando que pedir desculpa é um ato louvável. E que eu deveria lembrar dela daquele momento em diante, porque já dá pra perceber que é humana, sabe que erra e pede perdão. Logicamente, ficou só na intenção: Se você me perguntar como é a criatura, já não lembro mais. Não é por querer, mas a imagem dela já se esvaiu em algum buraco negro da minha mente.


Enfim, não dá pra chorar pelo leite derramado. Já perdi a imagem dela e, provavelmente, se passar por ela na rua, sequer vou olhar como quem pensa "conheço essa pessoa". E ela vai me achar uma nojenta e vai pensar que foi uma boba em pedir desculpa pra uma advogada tão metida.


Coisas da mente humana.

Um comentário:

... disse...

Idem pra memoria pessima!!! Eu tb esqueço tudo, tudo recente. mas lembro de detalhes de 5 anos atras.
Mes passado eu fui parar no SAC para fazer minha carteira de trabalho, mas tava em duvida se ja tinha feito e não tinha ido pegar... quando cheguei la, expliquei, e a mulher quase rindo me disse que eu ja tinha feito e ja tinha levado tb!!!! ahushaiuhhuahs
bj