sábado, abril 11, 2009

Considerações Freudianas

Eu não assisto muitos programas de TV. Aliás, ela geralmente é ligada para assistir filmes em DVD e jogos de futebol. Desta forma, eu não sei quais são as novelas que estão no ar atualmente, eu não vejo a cara do William Bonner há milênios, eu não vejo mais "A Lagoa Azul" na Sessão da Tarde (ainda existe?). Consequentemente, eu não assisti o BBB, o que é normal, já que acho uma baita palhaçada. Porém, como minha mãe é tarada por BBB, às vezes ela fazia com que meu pai e eu assistíssemos, contando, nos intervalos, a história de cada um dos participantes.


Nem precisava. As personalidades no BBB são extremamente bem definidas. Não é um jogo da vida real porque ninguém na vida real toma banho de roupa de praia e se veste debaixo de edredom. Ninguém na vida real acorda maquiada, ninguém na vida real faz xixi com uma câmera te bisbilhotando. A vida real é mais simples. E é por isso que as personalidades são tão bem definidas: Porque não há como esquecer que aquilo não é vida real.


Contudo, pelo que me consta, nas edições anteriores o povo optou por dar vitória àquele participante mais humilde ou mais excluído de alguma forma. Uma forma de hipocrisia, lógico. Uma forma de mostrar que existe solidariedade àquelas pessoas mais necessitadas, porém, nem sempre mais merecedoras. Enfim. A primeira coisa que minha mãe contou do carinha que ganhou essa edição, o Max, é que ele já entrou no programa dizendo que jogaria o tempo todo. Enquanto todo mundo dizia que levaria uma vida normal, ele explanava que ia jogar o tempo todo. E foi isso que ele fez. E pior: Foi desse jeito que ganhou.


O que me leva a crer, afinal, que o povo que vota (eu detesto quando dizem "o povo brasileiro escolheu Fulano!" porque eu nunca gastaria meu precioso tempo votando em BBB e não gostaria de ser representada como tal.) mudou a mentalidade. Se antes havia a idéia de solidariedade, agora vangloria-se a esperteza. Se você é esperto o suficiente para saber jogar, parabéns. Independentemente da sua trajetória, do seu caráter e da sua personalidade, você merece ganhar o prêmio.


O mundo é dos espertos, isso eu sei. O lance é que o povo perdeu a vergonha de admitir isso. Agora que tá explanado, agora que premia-se a esperteza, por quê manter uma personalidade honesta? O lance é ser safo e vamo que vamo.


:)

Um comentário:

Dexter Douglas disse...

Verdade ... BBB por osmose ninguém merece ...

Para mim a máxima é a seguinte: "O mal dos outros é achar que todo mundo é idiota".

Bjsss